Imprimir

Muve - Museu Virtual da Educação: 01/06/21 a 30/06/21

Evento 

  Título: Oficinas Culturais - Programa de Formação para o Interior (Junho)

  Data: 01/06/21 - 30/06/21

  Horário:

  Segmento: Oficinas

  Ingresso: Gratuito

  Recomendação: Ver na descrição da atividade

 


Local

Mapa

Evento online

Endereço: Evento online, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08700000

 


Descrição


Estão abertas as inscrições para as oficinas que acontecerão no mês de JUNHO, ao vivo, via Zoom.

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO BLOBO 2

Programa de Formação para o Interior

 

A DIVERSIDADE LINGUÍSTICA BRASILEIRA

Data e horário: 10 de junho, das 18h às 21h
Coordenação: Cecília Farias e Bruno Guide
50 Vagas
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Link para inscrições: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0lfuquqzopGtKoXdTltt-kDs4KYE_MnNHB

Sinopse
Quantas línguas são faladas hoje no Brasil? Por que o português falado aqui é tão diferente do falado em Portugal? Quais línguas influenciaram o nosso idioma? Ainda que sejam faladas no Brasil mais de 200 línguas, existe a ideia (propositalmente difundida) de que somos um país monolíngue. Para desfazer essa imagem de país de língua única, propomos discutir essas questões e apresentar um pouco da rica diversidade que é parte fundamental da história do Brasil.

Bruno Guide e Cecilia Farias
são doutorandos no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo e conduzem o Babel Podcast (medium.com/babelpodcast), podcast dedicado à divulgação da diversidade linguística no mundo; a cada episódio, é apresentada uma língua diferente, em seu contexto histórico, social e político, bem como cultura dos povos que falam essas línguas.



PALESTRA: INICIAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO PARA NOVOS ATORES
Coordenação: Emerson Grotti
Datas e horários: 15 de junho, das 14h às 16h
Inscrições: até preenchimento das vagas
100 vagas por turma
Plataforma: Zoom
Público-alvo: interessados em geral
Link para inscrição:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwkcO6gqD8vG9E8dPfEghWI7TgxHkMHWOj4

Sinopse:
A atividade abordará a carreira do ator/atriz em diferentes modalidades do mercado, buscando diferenciar e esclarecer o papel das agências de modelo e de atores, falar sobre formação, entidades representativas do setor e as possibilidades de atuação em diferentes espaços.

Emerson Grotti é ator desde 1990 e formou-se em Filosofia pela UNESP em 2000. Foi professor de iniciação teatral pela CULTURARTE, em Assis/SP, entre 1991 e 1995; professor de teatro pela Prefeitura de Marília de 1996 a 2000; ofereceu Orientação Teatral na UNESP Marília, sob supervisão do Prof. Dr. Mario Fernando Bolognesi entre 1996 e 2000; professor de Performance na Oficina Cultural Alfredo Volpi em 2001, Professor de Teatro e Orientação Artística em escolas públicas do município de São Paulo entre 2002 a 2006; Professor de Estética e Filosofia da Arte nas escolas FAMA e MONTESSORI entre 2006 a 2012; e ministrou em diversas cidades o Workshop A dramaturgia do ator em 2019 pelo Programa Oficinas Culturais.


EM DEFESA DA NARRATIVIDADE: PSICANÁLISE E ESCRITA CRIATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Coordenação: Ricardo Hirata
Datas e horário: 15 de junho das 18h às 21h
Inscrições: até preenchimento das vagas
50 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos
Link pro formulário: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIucuiorD0iG9OrkF1E2J50mITcra4fumXA

Sinopse
Vivemos numa era de desorientação, como Narciso à beira do lago, que não encontra em si mesmo, um lugar para um desejo. “Para onde ir? Que futuro me aguarda?”
Pandemias e catástrofes ecológicas evidenciam uma linha do horizonte onde o sol não nasce radiante, mas se põe de modo sombrio e fantasmático. Será preciso reaprender a narrar os tempos da tristeza e da melancolia, encontrar nos objetos perdidos idealizados, uma possibilidade de recriar o que perdemos, reconhecer os traumas e re-endereçar as injustiças perpetradas pelos colonialismos. Re-investir nas potências narrativas que levam em conta conteúdos inconscientes, é imprescindível.

Ricardo Hirata
é psicanalista e escritor. Com mais de quinze anos de experiência clínica, realiza desde 2015, oficinas e laboratórios de escrita criativa, na interface entre a literatura e a psicanálise, junto ao Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP-SP). Realiza também intervenções com psicanálise e literatura junto a instituições onde houveram traumas psíquicos, como casos de suicídio e abuso moral e sexual, através da escrita participativa de cartas-poemas. Em 2019, em co-autoria com pacientes de psicoterapia, escreveu o roteiro da peça "Olho de Peixe Morto" sobre isolamento social e tentativas de suicídio entre adolescentes. Realizou uma leitura aberta do texto, com elenco profissional, no Atelier Travessia, em São Paulo, no mês de dezembro. Em 2020, fundou a Literacura, empresa voltada para ações em psicanálise e, com outros artistas, inaugurou o Núcleo Artístico Epidauro. É co-autor de Atendimento Psicanalítico da Depressão (Zagodoni, 2020) e de artigos em periódicos de psicologia.



ENFRENTANDO AS IMAGENS - O OLHAR COLONIAL NA CONSTRUÇÃO DO “OUTRO”
Coordenação: Elidayana Alexandrino
Datas e horários: 23 de junho, das 18h às 21h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
50 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos .
Link pro formulário: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZMrdeqvqDIrE9AUuQbxeSjCXsaNOtLXINSs

Sinopse
A proposta da palestra é discutir representações de pessoas negras na arte e na cultural visual ao longo da história, levantando aspectos do olhar colonial e como os artistas afrodescentes constroem novas narrativas por meio de diferentes linguagens.

Elidayana Alexandrino é artista visual, educadora e pesquisadora, graduada em Artes Plásticas, licenciada em Educação Artística pela Universidade Braz Cubas (UBC). Desde 2012 atua em museus e centros culturais, desenvolvendo visitas educativas, oficinas e curadorias. Utiliza a fotografia como suporte de expressão e desenvolve pesquisas em que relaciona imagem, memória e cotidiano, entre elas o Projeto Narrativas que se encontram, conjunto de imagens que dialogam entre si.


CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO EM RAP
Coordenação: PELAARTEAZUERA - Samuel Porfirio e Kiko de Sousa
Datas e horários: 29 de junho das 18h às 21h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
50 Vagas
Plataforma: Zoom
Público-alvo: estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos.
Link pro formulário: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIudemrpzsrHtFJ_cKQXwr6tlTP8kwfgzJt

Sinopse
A oficina tratará da composição em rap, explorando aspectos como tempo e ritmo, evidenciando os processos criativos de métricas. A proposta é estimular o mergulho no universo paralelo existente aos olhos do apreciador e a empatia em entender os caminhos e pensamentos diversos; explorar a origem da postura, códigos seculares, autoestima e rotina do rap, além de outros pontos relevantes, como direitos autorais.

Kiko de Sousa
: músico, tecladista, produtor e professor. Morador da Zona Leste, Cohab 2 e fundador do coletivo Pelaarteazuera. É da banda Engrenagem Urbana e do projeto Quebrada instrumental. Participou das turnês: “Licença Poética” do Rapper Kamau, “Outra Esfera” da Rapper/Cantora Tassia Reis, “Galanga Livre” do premiado disco de Rincon Sapiência. Ao lado do DJ RB já produziu várias músicas totalizando mais de 200 Milhões de visualizações no YouTube. É professor de música na Fundação Casa de Itaqua pelo projeto Guri. Símbolo de inquietude e talento, assinou junto com Rincon Sapiência a trilha sonora do filme Medida Provisória de Lázaro Ramos, previsto para 2020.

Samuel Porfirio: M.C, Oficineiro, Apresentador e entrevistador. Morador da Zona Leste, Cohab 2 e co-fundador do coletivo Pelaarteazuera. É da banda Engrenagem Urbana e do projeto PELAARTE&PROSA. Idealizador do projeto PELAARTE&PROSA já fez diversas entrevistas. Oficineiro de Rima no MSE (Serviço de Medida Sócio Educativa). Amante da música, compõe suas letras fortemente influenciadas na música brasileira e suas atmosferas boemias, românticas e poéticas. Escrevendo seu primeiro livro das vivências como oficineiro e artista nas Fundações Casa e MSE.

 

Sobre as Oficinas Culturais

O programa Oficinas Culturais, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo é gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura. O Programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na capital, o programa Oficinas Culturais realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Juan Serrano (Taipas).

O programa é gerenciado pela POIESIS, Organização Social de Cultura, que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A Instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação e artística e intelectual e de difusão da língua e literatura.




A programação completa de oficinas gratuitas nas mais diversas linguagens e formatos estão em http://poiesis.org.br/maiscultura/. Há também formações culturais gravadas que você pode assistir quando quiser no canal https://www.youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo clicando em "vídeos".

Quaisquer dúvidas, entre em contato pelo email  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .




     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi