Imprimir

Programação Cultural: 22/10/21

Evento 

  Título: Oficina Pontos MIS: Reciclagem de Mídias - Vídeo Avatar com KaKa

  Data: 22/10/21

  Horário: 19:00

  Segmento: Cinema

  Ingresso: Gratuito

  Recomendação: 16 anos

 


Local

Mapa

Evento online

Endereço: Evento online, Mogi das Cruzes/SP - CEP 08700000

 


Descrição

Oficina de Cinema Pontos MIS: Reciclagem de Mídias - Video Avatar com KaKa
AO VIVO
Ingresso: 50 vagas por cidade
Duração: 3 encontros de 2h (6h total)
Classificação: a partir de 16 anos
Público-alvo: Educadores, professores da rede municipal e estadual de ensino e interessados em investigação com ferramentas artísticas.

Horário: Terça - 19h às 21h
Quinta  - 19h às 21h
Sexta – 19h às 21h

A oficina será realizada ao vivo na plataforma Zoom. Para se inscrever, clique AQUI.

O link de acesso a aula será enviado automaticamente ao aluno no e-mail cadastrado na ficha de inscrição assim como o certificado.

Sobre a oficina

Um avatar pode ser uma representação pictórica de nós mesmos em um ambiente virtual, mas pode também ser o resultado de uma transformação, de uma metamorfose.
A oficina pretende refletir sobre a questão do mundo-mídia, da subjetividade e sua produção nesse contexto a partir de exercícios simples. O propósito é dar insumos para professores, educadores, mães, pais e responsáveis por jovens para a aproximação ao contexto midiático e memético próprio delxs.
Faremos isso num misto reflexão e criação de midias (colagens, gifs e videos) a partir da re- combinação, da mistura e do remix de materiais pré-existentes e disponíveis na internet e em fontes impressas (jornais, revistas, etc).
Assim, os pequenos trabalhos criados serão a fonte para pensarmos o mundo, nosso lugar nele (e o dxs jovens) e nas informações que consumimos diariamente.


Objetivo

  • Conhecer o repertório dos educadores/educandos, bem como descobrir as even-tuais afinidades entre os participantes.
  • Refletir com a prática, sobre a capacidade dos meios de comunicação massivos e pós-massivos de sugerir/interferir nas nossas decisões intimas, nas construções subjetivas.
  • Orientar um sentido possível para a descolonização da subijetividade e do reconhecimento da potência da singularidade no presente em crise.
  • Discutir os tratamentos, arquitetura e acessos aos diferentes espaços da cidade a fim de pensar e a circulação de bens, serviços e pessoas nas diferentes partes das cidades.
  • Pensar numa nova forma de habitar os ambientes em que os educandos vivem, mas também coloca-los em lugares dos quais apenas escutaram falar ou sonham em ir é um dos objetivos do exercício.


Sobre o professor

Kaka é filme-designer, educador e programador. Sua prática tem caráter inter e transdisciplinar, está orientada pela reinserção socioambiental do artista. Seus filmes, video-instalações e textos foram expostos em museus, galerias e mostras individuais nacionais e internacionais. Como educador coordenou o projeto Fazer o Mundo Fazendo Video (2014-2016) patrocinado pela Petrobrás, a ação formativa SSS- South Small Sister (prêmio Public Air Space); trabalhou junto aos Guarani Mbyas -Filme e midia menor (Ventana a la BioDiversidad/Ibercultura Viva); Filmagem e Revelação em Super-8mm na Casa Ranzini; Monstrópolis - Ilha de Páscoa-Rapa Nui (Toki/Ventana a la Diversidad),co-coordenou (Artista Articulador de Área) o Programa Vocacional e Piá (Secretaria deCultura- Prefeitura de São Paulo) entre outros.



     

    Rua José Bonifácio, 516, Centro
    Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-070

 

 
   11  4798-6900
    culturamogi@pmmc.com.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi