Cemforpe recebe a partir desta sexta-feira a 9ª edição do Festival Alto Tietê de Dança

Imprimir PDF

Cemforpe recebe a partir desta sexta-feira a 9ª edição do Festival Alto Tietê de Dança
O Festival Alto Tietê de Dança, que chega à sua 9ª edição, estende-se de sexta-feira a domingo no Cemforpe e, para conseguir ingressos, basta doar um agasalho

A partir desta sexta-feira (17/06), o auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) recebe a nona edição de um dos principais eventos de dança de Mogi das Cruzes e região. É o Festival Alto Tietê de Dança, uma realização da escola de dança Regina Ballet, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que terá como destaque neste ano, mais uma vez, a seleção de bailarinos para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. 

A pré-indicação para a Escola do Teatro Bolshoi acontecerá já na sexta-feira, no período da manhã, conforme a idade dos bailarinos envolvidos e previamente inscritos. Já os resultados serão anunciados no sábado, também dentro do festival. Professores da Escola Bolshoi no Brasil estarão presentes no corpo de júri e, além das pré-indicações, também ministrarão cursos, palestras e workshops ao longo do festival. Lembrando que o Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo e a unidade no Brasil é única existente fora da Rússia. 

As primeiras apresentações de dança, que começam às 19 horas da sexta-feira (17/06), serão das modalidades clássico (solo, duo, tros e quatre), variação de repertório, conjunto repertório, pas de deux e grand pas de deux. Já no sábado (18/06), haverá apresentações de dança do ventre, dança popular e sapateado a partir das 15 horas e a partir das 17h30, as modalidades livre, clássico e neoclássico.

No domingo (19/06), por sua vez, as apresentações começam às 15 horas e vão reunir street dance, jazz, contemporâneo e dança de salão. Em todos os dias haverá um júri formado por profissionais de reconhecida atuação no segmento da dança avaliando as apresentações e fazendo as indicações aos prêmios, que serão entregues individualmente aos 1º, 2º e 3º Lugar de todas as modalidades e categorias.

De acordo com os organizadores, o Festival vai reunir nesta 9ª edição um total de 826 bailarinos, número este que supera a participação da edição de 2015. Mais uma vez, não haverá cobrança de entrada e, para conseguir acesso, basta aos interessados fazerem a doação de um agasalho, diretamente na porta do evento ou então na sede da escola de dança. Toda a arrecadação será destinada à Campanha do Agasalho 2016, do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes. 

Outros prêmios especiais, que serão entregues ao longo do Festival, são o troféu Aracy de Almeida, destinado ao melhor trabalho de clássico, o troféu Roseli Rodrigues, para o melhor trabalho de jazz e o troféu Revista Dança Brasil à melhor coreografia. Durante o festival também será escolhida uma coreografia, que participará gratuitamente da final do Salto Fest Dance.

O objetivo do Festival, ainda de acordo com os organizadores, é proporcionar o crescimento aos profissionais e amantes de dança, divulgar a arte e unir os dançarinos, proporcionando a troca de experiência, revelando talentos e criando uma grande vitrine para a dança de Mogi das Cruzes e região. Desde a sua primeira edição, em 2008, o Festival Alto Tietê de Dança já reuniu mais de 3 mil bailarinos, público de aproximadamente 10 mil pessoas a obteve arrecadação de 10 mil peças. (LMS)
 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi