Área do Centro Esportivo do Socorro recebe nova vistoria de comissão de conselheiros do Sesc

Imprimir PDF



A área do Centro Esportivo do Socorro recebeu, na manhã desta quarta-feira (28/06), mais um grupo de representantes do Sesc São Paulo. Quem esteve na cidade desta vez foi uma comissão de conselheiros regionais do Sesc, cuja participação é de fundamental importância no processo de prospecção de novas unidades da rede. Tida como a mais relevante de todas as visitas até então, esta seria uma das últimas etapas antes da oficialização da vinda de um Sesc para Mogi das Cruzes.

O grupo foi recebido pelo secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, que, assim como na última vistoria, fez uma apresentação da área, das imediações e da cidade de uma forma geral. Novamente, a comissão saiu com a certeza de que o local tem plenas condições de abrigar a estrutura e as atividades de um Sesc.

Membro do Conselho Regional do Sesc e representante do órgão junto ao Conselho Nacional do Sesc, Ivo Dall´Acqua falou em nome dos conselheiros presentes. “Quando chegamos nessa etapa, de uma visita da comissão de conselheiros, é porque a questão técnica já está praticamente equacionada. Mogi tem toda condição de receber uma unidade do Sesc, que é voltada aos profissionais do comércio, porém que também atende a toda a comunidade”, destacou.

Dall´Acqua explicou que um relatório, baseado no que os conselheiros presenciaram hoje, será levado à apreciação e votação do Conselho e, havendo a aprovação, terá início a parte jurídica, para oficializar a doação da área ao Sesc. A Prefeitura já está mobilizada no sentido de viabilizar a doação da área e, segundo o secretário, Mateus Sartori, um dos instrumentos jurídicos mais cotados nesse tipo de situação é o comodato.

O conselheiro destacou que a vinda a princípio de uma unidade provisória seria uma grande vantagem para a cidade, pois já traria, em curto prazo, a programação do Sesc. Ressaltou, contudo, que o Sesc não pode fazer nenhum tipo de investimento antes que a área esteja oficialmente doada. O representante do Conselho Regional não estipulou prazos, porém a expectativa, caso não apareçam grandes empecilhos, é de que em um ano uma unidade provisória já poderia ser uma realidade.

Sobre a adaptação à área do Centro Esportivo do Socorro, onde já são desenvolvidas atividades, Dall´Aqua falou sobre a cultura de sustentabilidade, que é uma das prerrogativas do Sesc e por meio da qual “o que puder ser aproveitado será”. Lembrou, contudo, que a instalação de um Sesc em um município é sempre um fator de transformação.

“A instalação de um Sesc traz benefícios imponderáveis, ainda mais para uma cidade como Mogi das Cruzes, que tem raízes, cultura própria e uma história. Quando chega um Sesc, alguns paradigmas são alterados de forma imperceptível, pois a comunidade começa a se apropriar daquele espaço e o espaço passa a ter a sua identidade. São pequenas mudanças que tornam a vida melhor”, pontuou.

Dois membros do Conselho Regional, que não puderam participar da vistoria de hoje, ainda devem vir, também para conhecer a área. O secretário Mateus Sartori lembrou que já existe toda uma articulação na cidade em prol da vinda de um Sesc e isso envolve até mesmo a Câmara Municipal, que criou uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) exclusivamente para acompanhar este tema. Sartori lembrou ainda que está organizando para breve novas comitivas, formadas por conselheiros municipais, membros dos veículos de comunicação e a comunidade mogiana em geral, para visitas a unidades do Sesc, a exemplo do que foi feito no mês de março, no Sesc Belenzinho.

Além de cinco membros do Conselho Regional do Sesc, a visita também contou com a participação do coordenador de assessoria técnica e de planejamento do Sesc, Sérgio Batistelli. Batistelli já tinha vindo à cidade em fevereiro e maio deste ano e também recepcionou a comitiva mogiana no Sesc Belezinho, no mês de março. (Lívia de Sá)

 



     

    Praça Mon. Roque Pinto de Barros, 360 - Centro

  Mogi das Cruzes/SP - CEP 08710-330

 

 
11  4798-6900 
    culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br    

 
 

             

 Cultura 
   Mogi

 

Cultura Mogi

  

Theatro Vasques

  

Centro Cultural

  

Cultura Mogi

  

Cultura Mogi